Sobre ser psicóloga - 27 de Agosto (Dia do Psicólogo)

07:51

Imagem: Google

27 de Agosto, dia em que se comemora o dia dessa profissão que há alguns anos atrás escolhi para me dedicar. E não poderia deixar de falar sobre essa minha escolha, que tem dado sentido demais à minha jornada. Poderia lhes falar que sempre soube que seria psicóloga, mas não foi bem assim. Lá pelas alturas da escolha do curso para o vestibular, acabei, por uma danada de uma obra do acaso, escolhendo psicologia, pois uma amiga iria tentar vestibular para outro curso nessa mesma faculdade e os cursos teriam que ser à noite para que não nos separássemos. Resultado: me inscrevi em psicologia só por conta disso, acabei passando no vestibular (no meio do ano enquanto fazia terceiro ano), não cursei, essa amiga também não. Após isso, comecei a pensar nesse curso como uma possibilidade e não deu outra, fui me encontrando em  cada coisa que lia, e assim escolhi e no ano seguinte já iniciava o curso (2007).

Neste momento - começo de tudo - tudo foi se encaixando e durante todo o curso, as coisas aconteciam, davam certo, as oportunidades surgiam e passo a passo fui me encontrando em um caminho que na verdade eu sempre trilhei. Sempre olhei pras pessoas e era escolhida para ouvi-las em meio às turbulências da vida. Sabe a amiga conselheira e ouvinte? Eu. Hoje me pego pensando que sempre enxerguei nas pessoas a possibilidade de elas mesmas encontrarem as respostas para todos os seus questionamentos, mas que muita vezes precisavam de alguém que as ajudasse a acender as luzes na escuridão. A ideia é auxiliar no encontro das possibilidades de acender a luz para clarear.


Hoje, depois de quase 4 anos de formada, há praticamente o mesmo tempo exercendo minha profissão em saúde pública, percebo o quanto minha profissão é importante. E não é puxando sardinha pro meu lado, mas existe uma necessidade real. Principalmente hoje, as pessoas não tem parado para se perceberem, para sentir e identificar o que lhes inquieta, a buscar resolução através de mudanças e um olhar para dentro de si. Vivemos na era do imediatismo, e a urgência curativa ainda nos tapa os olhos. Procura-se remédios para o que não se remedia. Como remediar uma alma cansada e perdida em sua jornada? Nossas dores, em sua maioria, são mais subjetivas do que objetivas, e não percebemos o quanto nos negligenciamos todos os dias, em tudo.

Por essas observações e inquietações, escolho minha profissão todos os dias, e me coloco empaticamente para o mundo. Em toda e qualquer situação, consigo parar e observar as nuances das histórias e buscar compreender as razões do outro e sua forma de ser. Não devo olhar o outro pelo crivo daquilo que sou, mas a partir do que sou, em encontro com o outro, o que somos? Uma relação. Essa relação, essas relações, são o que me movem. Me permito ser afetada pelas histórias que chegam a mim, e dessa forma oferecer-lhes a possibilidade de falarem e serem ouvidas - primordial - e em seguida mostrá-las o poder que tem sobre suas próprias vidas. Minha função não é apontar caminhos, mas mobilizar cada pessoa de tal forma que elas possam se reencontrar.

Escolhi e escolho a psicologia, por mim, e por quem encontro pelo caminho. Essa formação me transforma, desde o início e a cada dia. Nunca é igual, e eu tenho aprendido a ser melhor e não me permitir jamais desistir, ainda que encontre milhões de impasses e situações que desestimulem. Quando se ama o que faz, faz-se com propriedade e vontade, sempre, é um clichê que faz muito sentido. Não sou a melhor, nem a pior, nem me coloco em posição de medir parâmetros. Sempre busquei dar o meu melhor em tudo, desde criança, e isso é algo muito meu. Ninguém precisa ser igual a mim, até porque seria chato pra caramba, e eu, assim como todo mundo, tenho defeitos, limitações. Eu vivo em constante reavaliação porque não posso acreditar que já está tudo bem. Ainda há muito a buscar, a fazer e a melhorar, todos os dias. A psicologia me ensinou a ouvir de verdade.

Então num dia como hoje eu agradeço a todas as oportunidades que surgiram em meu caminho, e aos acasos que descobri depois ser a sincronicidade - um conjunto de eventos aleatórios mas que estão conectados entre si e indicam um sentido. Que essa energia então, sempre me leve para onde for, e me aponte luz. Hoje sou psicóloga por insistência e por escolha diária, em oferecer às pessoas uma possibilidade de cuidado que muitas vezes não é encontrada. Precisamos do cuidado como uma parte vital, e se a vida nos negligencia essa possibilidade, então que possamos buscar espaços onde o cuidado seja essencial.

Feliz dia para todos aqueles que escolheram a Psicologia como uma forma de vida, e estão em constante transformação, por e para ela.

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. 
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. 
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. 
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." 
(Hermann Hesse)
Magda Albuquerque

BEDA 27/31

You Might Also Like

12 comentários

  1. Parabéns pelo seu dia. Eu até hoje não comecei minha faculdade, mas é algo que planejo resolver em breve, e uma das minhas principais opções de curso é a psicologia. Ver você falando com tanto carinho e amor da sua profissão me faz ter mais vontade de quem sabe escolher esse destino para a minha vida. Parabéns pelo blog. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a psicologia te escolheu, abrace e siga corajosamente. É ela que nos escolhe, acredite!
      Obrigada por passar por aqui.
      Beijos.

      Excluir
  2. Principalmente hoje, as pessoas não tem parado para se perceberem, para sentir e identificar o que lhes inquieta, a buscar resolução através de mudanças e um olhar para dentro de si. Vivemos na era do imediatismo, e a urgência curativa ainda nos tapa os olhos

    Como diz meu pai: essa é uma verdade verdadeira.

    Cara, você tem talento pra fazer o que faz. Que bom que o curso te escolheu, Magadinha, e você se tornou essa profissional apaixonada pelo que é. ♥ Que bom que a psicologia tem você. E que bom as que as pessoas podem contar contigo enquanto psicóloga.

    parabéns, parabéns, parabéns ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha queridaaaa!
      Que bom que eu tenho a psicologia, primeiramente. Hahahaha... Minha vida tomou novos rumos com ela.
      E muito obrigada por esse carinho!

      Beijo em tu!

      Excluir
  3. AEAEAE, parabéns! ♥ Eu sempre quis fazer psicologia, mas onde eu moro é muito caro e as verbas acabaram na primeira faculdade e nos investimentos. Agora, fica só nos estudos sozinha e no meu quarto mesmo. :b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a psicologia de algum jeito mexe com uma pessoa, acho que ela já tem um pezinho no cuidado. Pode não ser psicóloga, mas se as inquietações dessa ciência, dessa prática te movem... A psicologia está em você.
      Obrigada, querida.
      Beijão.

      Excluir
  4. Amiga, acho tão linda essa maneira que você fala da sua profissão, contagia sabe?
    Tenho certeza que seu caminho é brilhar na profissão e ajudar as pessoas, porque você tem dom, você ama o que faz e isso é a coisa mais linda do mundo.
    Feliz seu dia, feliz o mundo que tem uma profissional incrível como você.
    Amo muito você. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ouça! Quero seguir até velhinha mexendo com o mundo, contribuindo como eu puder, sendo psicóloga.
      Obrigada por todo o carinho, todo o amor de sempre.
      Amo você, demais, demais.

      Excluir
  5. Dá pra sentir em cada linha o quanto você ama o que faz. E isso é tão lindo quando se trata de ouvir as pessoas. Com certeza esse teu jeito lindo de abraçar e ler os outros ascende muitas luzes por aí. Parabéns Magdinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que tem deixado muita luz por aqui desde que chegou nesse cantinho.
      Você é uma pessoa linda, Rê.
      Obrigada, de verdade, pelo carinho.
      Beijão.

      Excluir
  6. " A Psicologia me ensinou a ouvir de verdade. " é difícil encontrar alguém que realmente nos ouve de verdade a maioria só escuta! Eu pensei em fazer psicologia e confesso que essa área me atrai muito, sou muito curiosa para saber mais sobre. Mas quero lhe desejar muito sucesso nessa sua profissão tão linda e acolhedora. Que você se realize cada vez mais e que o amor continue aumentando sempre!

    Beijos amore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a gente não precise da psicologia para entender que precisa ouvir as pessoas.
      A gente sempre pode passear por entre as áreas e integrá-las de alguma forma. Quem sabe, Babi?!
      Que Deus lhe ouça, mas que a gente se realize!

      Beijão.

      Excluir

Seguidores