Memórias: minha avó

13:58

Ontem, à caminho de Recife, encostei a cabeça na janela do ônibus e lembrei da minha avó. Lembranças de quando eu era muito pequena e íamos juntas à capital (eu, mainha e ela - três gerações) e eu sempre voltava pra casa com algum presente. Fazíamos algumas compras, resolvíamos algumas coisas, e ela sempre comprava algo para mim. Desde um blusa até um pacote de pipoca bem gostoso, e eu vejo hoje que todas essas coisas tinham o mesmo valor, porque era ela quem me dava - minha avó. Lembrei do caminho que percorríamos, e do receio exagerado que tenho hoje de andar de metrô, pois com elas duas eu sempre andava, sem receios. Essas lembranças desabrocham em mim uma saudade gigantesca, de tudo o que foi vivido em 15 anos, mas a minha sensação é de que ela nunca deixou de estar comigo. Cada conquista na minha vida tem o sabor de "presente para vovó"; dedico cada pequena coisa para ela, tudo o que é meu passa pela aprovação de vovó. Tenho certeza de que cada coisa boa que acontece na minha vida tem a intervenção dela lá no Céu, e cá pra nós: acho que ela perturba Jesus o tempo todo, porque eu me considero uma pessoa com muitas coisas boas na vida. As coisas ruins são inevitáveis, mas sei que ela fica lá, rezando para que eu supere e nunca desista, ela me dá forças. Das recordações da minha avó, trago apenas coisas simples, porque é assim que era ela - uma mulher simples, de princípios simples, de um amor simples - e foi assim que aprendi a ser. Minha alegria vem de coisas simples, nunca foi diferente. Posso até desejar coisas grandiosas, mas sempre são as coisas simples que me preenchem inteiramente. E diante disso tudo, eu agradeço muito por ser neta dela, por ter toda a formação humana que ela conseguiu me dar, por saber que não há morte que apague nada do que foi vivido. Minha avó está viva, dentro de mim.


Magda Albuquerque

* Foto: minha avó e eu.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Me emocionei com seu texto, moro com minha avó(não é biológica,mas ela é como uma mãe pra mim) e eu só tenho a agradecer a ela tudo que ela ainda faz por mim, e sei que ainda irá fazer, enfim, ela é uma mulher simples também,mas é o exemplo de mulher forte, determinada e cheia de fé, quero ainda dar muito orgulho a ela ><

    Lindo, emocionante texto o seu <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Owm, obrigada Jeniffer.
    Cuide muito da sua avó e aprenda o máximo. Isso faz uma diferença gigante na vida.

    Beijão.

    ResponderExcluir

Seguidores