Helena

21:34

Minha filha,

Os anos foram se passando e eu nunca parei para lhe contar o quanto você foi desejada. Vendo suas trelas, seus passos firmes, suas descobertas, sua destreza em viver a leveza da vida, me fizeram parar e lembrar de quando você era apenas um desejo, um sonho. E que sonho!
Você, desde sonho, sempre acrescentou cor e vida ao meu mundo. Nunca estive só, na verdade, porque sempre quis você, sonhei com você, lhe dei nome e fiquei na expectativa. Quanta ansiedade!
Demoramos a estarmos juntinhas, é verdade, mas no momento em que soube que finalmente chegaria o dia, a hora, com exatidão, da sua chegada, a vida se tornou ainda mais doce. Minha vida ganhou mais vida.
Sabe, seu nome não é qualquer nome. Carrega em teu nome, o nome da minha bisavó, que com delicadeza bordou a minha vida, enquanto criança, com pequenos retalhos, e construía com empenho e carinho, a mistura de cores por onde caminharia toda a minha história. Uma mulher forte, incrivelmente firme, e delicada em seus gestos. Por essa imensidão de alegria, escolhi esse nome, para também ser seu. 
Queria poder lhe proteger de tudo, impedir que tristezas alcancem seu coração, mas eu preciso lhe deixar livre, para descobrir seu próprio caminho. Não vou poder impedir seu sofrimento, mas serei seu amparo, se você precisar. Saiba que a vida é doce, mesmo quando tudo parecer provar o contrário. Você vai ver, vai descobrir. Nunca esqueça disso! Você será forte, e mesmo quando não se sentir, sabe que serei sempre a mãe que vai lhe acolher com um abraço e aquela comida que você tanto gosta, que lhe aquecerá com um cobertor e vai acalentar suas noites tristes.
Quero estar com você, o tempo que for preciso, e lhe ajudar a seguir seu caminho, com leveza e liberdade. Minha filha, você é uma parte do meu mundo, e você sendo seu próprio mundo, vai precisar ir, em busca das suas certezas (ou não), e eu vou lhe apoiar.
Cuidarei de você, até que siga com seus passos, ainda mais firmes. Que o meu amor alcance o seu coração onde quer que estejamos. É, eu sei que ainda é cedo, mas saiba desde já que estou pronta para lhe deixar seguir, assim como sempre estive pronta para sua chegada.
Siga com seu coração. Livre.

Com amor,
Sua mãe.


Magda Albuquerque

P.S.: Sempre tive vontade de deixar algo escrito para minha filha, que ainda é apenas sonho, e hoje senti que era o momento. Guardo com carinho essas palavras. Um dia elas serão sim, lidas por Helena. E quem sabe, neste momento, alguns corações sejam contemplados com essas palavras.

You Might Also Like

4 comentários

  1. ô meu Deus! Cê não faz ideia o quanto encheu meu coração de carinho agora.
    Sonho alto que minha filha se chame Helena. Sonho tanto.
    Sonho porque desde sempre fui apaixonada pelas novelas e as Helenas de Manoel Carlos. Sonho porque acho lindo esse nome escrito assim com 'H'.
    Sonho porque Machado de Assis escreveu Helena.

    Sonho alto, e estou em fase de convencimento do namorido, que acha nome de gente velha. :(

    Enfim, lindo demais esse texto!
    Que quando Helena o ler, seu coração fica tão mole e cheio de amor quanto o meu ficou! *.*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Owm... Eu também sou doidinha pelo livro Helena, de Machado.
    Desde que me imaginei sendo mãe, que tenho a certeza de que ela vai se chamar Helena. :D
    Que nossas Helenas sejam mais do que sonho.

    Beijão, e obrigada pelo comentário lindo!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu nem de longe sonho em ser mãe, não nasci com esse dom.
    Mas acho lindo vocês que sonham assim, que escrever de como querem que sejam, escolhem nome etc.
    É lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sonhos tomam vida sem nem a gente imaginá-los concretizados.
      Podemos sonhar com filhos, mas sonhar com mais um monte de coisas. Cuide dos seus sonhos com carinho, Ari.

      Beijos.

      Excluir

Seguidores