Essa tal felicidade

22:58


Quando criança aprendi que a felicidade era encontrar um príncipe encantado, casar, ter filhos e ser realmente feliz pra sempre. Esse era o objetivo de vida de todas as minhas amigas, por assim dizer. Bendita Disney que acaba com a realidade na vida das pessoas, e acaba impedindo os instantes de felicidade. Só entendi a mentira desse 'feliz para sempre' quando cresci, de fato (inconscientemente, sempre esperava o príncipe a me completar e enquanto isso os 'sapos' passavam e eu nem sequer aproveitava nada).
Pois bem, mas vamos falar de hoje. Como eu enxergo essa tal felicidade nos dias de hoje é tão diferente. Primeiro que ninguém vai me dar aquilo que já não estiver em mim; só poderei ser amada e me sentir assim se isso começar comigo - eu preciso me amar. Entendido isso, me sinto tão inteira comigo, tão dona do que sinto, que sou capaz de tomar decisões importantes para minha vida muito mais baseada nas minhas emoções do que na mania doida de pensar demais e não viver nada. Sabe quando você para, não pensa em nada, só sente e se entrega ao que está acontecendo? Se não sabe, corre que ainda dá tempo. Acorda! Eu acordei!
E pra se sentir feliz, a gente tem que aprender a chorar muito, colocar pra fora tudo o que causa agonia. A felicidade são pequenos instantes de levezas, que podem ser breves ou duradouros. Ninguém nunca vai deixar de se decepcionar, se frustrar, sofrer, chorar pra caramba... Nunca. Mas pode aprender que mesmo com o choro, a vida continua e é muito breve pra perder tempo se lamentando. Aprendi, e ainda aprendo, que o choro é necessário, e eu permito mesmo que ele venha e lave a alma, porque em breve o sorriso vem e toma seu lugar, de fato e de direito.
Felicidade é sorrir sem motivo, é querer fazer as coisas darem certo, é se apaixonar por si e pelo mundo à volta, é gostar do que faz, é ter amigos daqueles que deixam o coração em aconchego, é querer dançar ouvindo uma boa música e dançar mesmo sozinha no quarto, é encontrar nas mínimas coisas um motivo para se encantar, todos os dias. E finalmente, ser feliz é entender que não se pode contar com o não-sofrer, mas escolher, todos os dias, que mais do que motivos pra chorar, existem mil e um para sorrir, afinal estar vivo já é tanto.
Assumo, diante de mim e de todos, que estou comprometida completamente com minha felicidade, e não vou desperdiçar uma chance sequer, mesmo que ela dure um instante. De instante em instante se faz uma vida inteira.


Magda Albuquerque

You Might Also Like

4 comentários

  1. Magdinha, Magdona! ♥
    Há um tempo que entendi isso e sou bem mais feliz desde então.
    Que possamos nos permitir a viver assim, de modo leve, curtindo as singelezas dessa vida, sejam elas breves ou travestidas de eternidades.

    Lindíssimo texto. Estou encantada com as suas palavras! ;)

    Beijão!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ericota meu amor! Feliz de tê-la por aqui. Felicidade é essa leveeeeeeeeza mesmo. Vamos ser leves e felizes! :D

      Beijão.

      Excluir
  2. óbveo que o dia que esqueço de copiar o comentário num bloco de notas, o blogger iria dar pau hein?!

    Enfim, só queria dizer que demorei pra descobrir essa tal de felicidade, esse amor próprio que vem antes de tudo.

    "felicidade é só questão de ser".

    O resto é consequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Nana... O que vale é o que importa, e é que você está aqui. ;)
      A gente demora, mas que bom que entendemos cedo, afinal. Tem gente que passa uma vida inteira e ainda se vai sem nunca ter sentido a felicidade assim, leve.

      Beijooooos :*

      Excluir

Seguidores