Refúgio

21:27


As palavras sempre foram para mim, meu refúgio. Muito cedo aprendi a me encantar com as já escritas, entre as histórias inventadas e relatadas. Tão logo percebi que também precisava experimentar juntar as minhas palavras em uma folha ou outra, e sempre houveram cadernos, rascunhos, e até papéis que logo foram ao lixo, onde uma palavra ou outra minha se juntava e revelava algo muito meu, e tentava organizar alguns dos turbilhões de sentimentos da minha jornada.
Ao me perder das palavras, o mundo parece gritar dentro de mim, entrando numa espécie de caos ou combustão. As coisas saem do lugar, perdem o rumo, e me perco no meio de tudo isso. Me distanciam das palavras, sejam as que leio ou as que escrevo, é entrar num labirinto sem qualquer perspectiva de encontro da saída. Preciso sempre das minhas companheiras de longa data para enfrentar tudo em minha vida.
Não consigo enfrentar as coisas boas e ruins sem expressar através da junção de algumas palavras, tentando organizar o que se passa dentro de mim. E quando me sinto perdida, preciso me reencontrar em meio ao meu terreno seguro: as palavras. Facilmente, passo horas presa a um bom livro e ao final sempre me resta aquela sensação de reencontro, comigo, com o que sinto, com a vida. Cada linha do que leio me transporta para longe e ao mesmo tempo me traz de volta ao que há de mais verdadeiro em mim. E quando escrevo, consigo me encontrar, ainda que jogue as palavras sem pretensão alguma. Assim eu consigo me organizar, me encontrar, me entender, de uma forma ou outra.
E inevitavelmente, ter as palavras como meu refúgio tem sido o bem mais precioso em minha vida. Pode até soar meio deprimente ou solitário, mas sei que através delas me faço inteira, viva, conectada com minha jornada. Há sentido no meu mundo porque as palavras estão nele. E elas tem vida. Ah, se tem.


Magda Albuquerque

You Might Also Like

2 comentários

  1. "Ah, se tem!!!" Tem tanto que faz outras vidas se encontrarem, não é mesmo?! Me identifico com cada linha desse texto!!! As palavras são mesmo um refúgio, eu estava me sentindo estranha e meio pra baixo nos últimos dias, mas retomei a leitura de um livro (e terminei), escrevi uma lista com coisas que me farão muito bem e ta aí, estou muito melhor!!!
    Abraço, minha querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente retomar leituras que me fez escrever hoje, Deisoca linda. Há umas duas semanas voltei a ser uma leitura devoradora como era antes, e isso tá me fazendo tanto bem, tanto bem. Me trazendo de volta uma energia tão necessária na minha vida.
      Que bom que nós temos as palavras, então. ;)
      Beijão.

      Excluir

Seguidores