Uma carta para meu eu de 10 anos atrás

00:13


Oi Magda!

Sei que parece estranho, mas eu sou você, daqui a 10 anos. Aos 14 anos as coisas não vão ser fáceis, mas tenho algumas coisas pra lhe contar. Venho de um futuro não muito distante, pra lhe falar um tanto dessa vida que você ainda vai descobrir. Espero que não lhe assuste!

Primeiro, preciso lhe dizer que não, o mundo não vai se acabar porque sua amiga não lhe deu bola. Aos poucos você vai entender muito mais sobre o que de fato é uma amizade, e mais ainda, vai se frustrar pra caramba. Você vai chorar, se descabelar, sofrer, mas vai acabar entendendo um pouco mais sobre essa história de "para sempre"; essa expressão é a mais relativa do mundo. Não se preocupe que você vai perceber que algumas pessoas simplesmente não podem permanecer na sua vida, elas vão precisar apenas passar, e seguirem seus caminhos sem você. E isso é importante demais pra alguém tentar forçar a barra. Acredite em mim, você vai encontrar pessoas incríveis em sua jornada e vai aprender muito com cada uma delas.

Ainda esse ano você vai passar por muitas coisas, menina, e vão ser coisas muito intensas. Vai entender um pouco mais de amor, mesmo com pouca maturidade, e vai também perder algumas pessoas tão importantes na sua vida que vão lhe desestabilizar. Sabe aquelas duas mulheres que você tanto ama? Helena e Noemia? Pois então, elas vão morar num lugar lindo, todo azul. E você vai se arrepender de não ter estado muito mais com elas, mas aos poucos também vai entender que tudo o que você viveu com elas foi de tanto amor que não há como estragar tanta memória linda com remorsos. O amor vivido é muito mais importante que os "e se...". Você vai, ao longo dos anos, saber de verdade o que é essa tal de saudade. 

Sabe esse medo de não ser querida, de não corresponder às pessoas? Tente levar isso com mais leveza, porque não adianta se preocupar; você precisa dar o melhor de si, sempre, e isso será o suficiente para que as pessoas estejam com você pelo que você é. Esqueça essa história de fazer tudo por todo mundo, e verá que um peso gigante vai sair de você. E por falar em peso, sabe esse medo de se pesar, de se olhar no espelho? Nossa! Como isso vai mudar. Tente, de agora, se amar muito, porque é assim que o mundo vai lhe mostrar que há um lugar muito bacana pra você.

E quanto a essa história de ser sempre a pessoa a ouvir todo mundo, dar alguns conselhos e tal... Você não imagina aonde essa história vai lhe levar. A vida vai lhe mostrar o caminho, e você vai descobrir uma profissão linda, que vai lhe dar muito orgulho de exercê-la. A psicologia vai lhe indicar muitos outros caminhos em sua história, e vai lhe ajudar a crescer tanto, mas tanto, que você nem sequer pode imaginar, nem nos seus maiores sonhos. E isso vai dar um sentido tão grande à sua vida, vai ser a energia para os seus dias. 

E quanto aos pesos e tragédias que você vai encarar aos 14 e outros anos, tente enxergar essas coisas com mais leveza, meu bem, que o segredo da vida é isso: ser leve! Essas pequenas situações trágicas, na verdade, vão lhe ensinar muito sobre você mesma, e lhe indicar outros caminhos. Não se apegue tanto às dores. O seu sorriso, sua gargalhada, sempre serão uma marca importante pras pessoas que irão compartilhar da vida com você, então ofereça-os com mais frequência.

Os primeiros sonhos de vida vão mudar quando você entender o que de fato é sonhar, e o sentido maior para a sua vida será viver esse Sonho maior que tudo, em cada gesto, em cada simplicidade de sua vida. E pra isso, você vai precisar se libertar de certos medos, e limites, e explorar um pouco mais das suas possibilidades. Você pode achar que não, mas você tem um mundo de possibilidades dentro de você mesma; você é muito forte. Acredite em nós!

E uma coisa muito importante, de verdade: ouse mais! Esse será sempre um desafio pra você, mas cá entre nós, você vai fazer umas escolhas sem pensar muito, e vai dar muito certo. Você vai conquistar tanta coisa boa, descobrir todo um mundo à sua volta, e inúmeras possibilidades de viver as inteirezas que você vai buscar. Você vai sempre ter essa sensação de buscar o seu coração pelo mundo... Seu coração é do mundo, é bandoleiro. Então, arrisque-se, ouse de verdade! E, acredite em mim, seu coração estará onde você estiver, e quanto mais experiências você arriscar, mais feliz você vai se sentir.

No mais, viva essa alegria, se dê mais chances, acredite mais em você. Você tem tanto a viver ainda! Aproveite mais, saia mais de casa, escreva mais, cante, dance. A gente se encontra no futuro, daqui a 10 anos e vamos poder jogar conversa fora, e você vai concordar comigo. No final da contas, mesmo que passe, cada momento tem muito a lhe dizer, então se permita mais!

Vive, menina, vive. E só.


Magda Albuquerque, você. 


Entrei nessa de escrever uma carta para mim há uns anos atrás, 
e essa experiência me trouxe tanta reflexão, e me arrancou uns 
bons sorrisos também. Façam também, eu recomendo demais! :*

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores